Para muitos de nós, emagrecer (ou engordar, para alguns poucos) está na lista de resoluções para o Ano Novo. Por isso, se você quer perder peso de maneira saudável, pode estar pensando no popular método de contar calorias.
Antes de começar uma dieta, preferencialmente indicada por um nutricionista ou nutrólogo, existem algumas coisas que você deve aprender sobre caloria em si. Então, vamos lá!
O que é caloria?
A caloria é uma unidade de medida que descreve quanta energia um determinado alimento ou bebida possui. Além disso, ela também é usada para descrever quanta energia você gasta em um dia (calorias queimadas).
Ou seja, para controlar seu peso você precisa equilibrar as calorias que entram e saem do seu corpo. Se você quer ganhar peso, deve ter um saldo positivo de calorias. Já se quer perder peso, deve ter um saldo negativo de calorias – este déficit calórico pode ser conquistado com a redução no consumo de calorias, com o aumento de exercícios físicos ou com uma mistura das duas abordagens.
Em geral, um quilo de gordura equivale a 7 mil calorias. No entanto, esse valor pode mudar de acordo com a densidade da gordura ou de como sua composição corporal muda de acordo com o tempo.
Contar calorias funciona?
A contagem de calorias é indicada para pessoas que:
- Têm foco especificamente em perder ou ganhar peso;
- Querem uma maneira simples de controlar sua dieta;
- Precisam acompanhar as calorias por razões médicas.
Por outro lado, a contagem de calorias não é o melhor método se:
- Você deseja alterar sua composição corporal – acompanhar macros é uma abordagem melhor para recomposição corporal;
- Você deseja ou precisa acompanhar os micronutrientes, como vitaminas ou minerais específicos;
- Você tem um histórico de alimentação desordenada e sente vontade de cortar drasticamente as calorias a um nível prejudicial à saúde;
- Você não tem certeza de quantas calorias precisa comer.
Caloria não é tudo igual
Embora a contagem calórica seja a base de muitas dietas, existem diferenças entre os alimentos. Afinal, uma caloria é mais do que uma simples unidade de medida ao avaliar como os alimentos influenciam sua saúde geral.
Por isso, esteja atento para os micronutrientes presentes nos alimentos que você ingere. Dê preferências para frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Se você está interessado na busca pela saúde, deseja evitar doenças crônicas, manter a boa forma e envelhecer com saúde, sua melhor aposta é prestar atenção tanto à ingestão de calorias quanto à qualidade dos alimentos que ingere.